Novas Frequências 2014

Aki Onda

Aki Onda 2

Data/Local:

(Important Records/ Japão, Estados Unidos)

Aki Onda é um músico eletrônico, compositor e artista visual japonês que atualmente reside no Brooklyn, em Nova Iorque.

Onda é mundialmente conhecido pela série Cassette Memories – trabalhos compilados a partir do “diário sonoro” do artista em um período de mais de duas décadas. Seu instrumento musical de preferência são os antigos Walkman’s dos anos 80 (sim, aquele das fitas cassete). Onda não somente captura gravações de campo com o aparelho (prática conhecida como “field recordings”), mas também o manipula fisicamente em suas performances, re-colecionando e re-construíndo os sons do cotidiano. Em entrevistas, o japonês afirma que essas gravações não são apenas sons, mas sim“memórias pessoais”. Em outro de seus projetos, Cinemage, Onda mostra projeções de slides de imagens fixas de fotos, tiradas por ele mesmo, como uma performance ou instalação.

Aki Onda tem colaborado com artistas como Michael Snow, Ken Jacobs, Paul Clipson, Alan Licht, Oren Ambarchi, Ikue Mori, Marina Rosenfeld, Steve Beresford e Akio Suzuki. Já performou no The Kitchen, Sculpture Center (New York), Tokyo Performing Arts Market, Off Site (Tokyo), Centre Pompidou (Paris), STEIM (Amsterdã) e muitos outros.

A convite do Festival Novas Frequências, Aki Onda irá desenvolver uma performance inédita fruto de uma residência artística de dez dias. A base de sua apresentação será justamente os sons ambientes captados no Rio de Janeiro.

 
Comments
 
Random Items