Novas Frequências 2014

Bill Orcutt

Bill Orcutt

Data/Local:

(Editions Mego, Palalia/ Estados Unidos)

Mais conhecido como guitarrista do finado grupo de punk, no wave e free jazz Harry Pussy – um dos favoritos de nomes como Sonic Youth, Sebadoh e Dead C –, o americano Bill Orcutt vem ao longo dos últimos anos desenvolvendo novas possibilidades de se tocar violão solo.

Basicamente um duo com sua mulher, a baterista Adris Hoyos, o Harry Pussy encerrou os trabalhos em 1996. Logo em seguida, Orcutt se mudou para São Francisco, só retornando a música em 2009 através do solo e visceral A new way to pay old debts (2009), álbum super bem recebido pela crítica internacional. A publicação inglesa The Wire, por exemplo, colocou o disco em 3º lugar na sua lista de melhores do ano. Seguiram-se How the thing sings (2011), A history of every one (2013) e The raw and the cooked, este último uma parceria com o baterista Chris Corsano (2013).

No coração da música de Orcutt está um antigo e surrado violão Kay comapenas 4 cordas e um captador DeArmond – um instrumento que requer afinação constante para não quebrar de vez. Orcutt tira do violão uma uma sonoridade crua e urgente, tocada muitas vezes de improviso,quase punk, cheia de arrancadas e breques. Vulnerável e ao mesmo tempo catártica, sua música é comparada com igual frequência ao trabalho de compositores vanguardistas e bluesman do interior dos Estados Unidos.

 
Comments
 
Random Items