O Festival Novas Frequências é o principal evento internacional de música experimental e explorações sonoras da América do Sul.

 

Fruto da parceria entre os produtores culturais Chico Dub e Tathiana Lopes, o Novas Frequências surgiu em 2011 sempre à procura de artistas que rompem com fronteiras pré-­estabelecidas em busca de novas linguagens sonoras. Considerado o Melhor Festival do Rio de acordo com o Prêmio Noite Rio 2013, o festival só realiza apresentações inéditas no país. No caso dos artistas nacionais, a curadoria prima por apresentações que nunca ocorreram antes no Rio – seja trazendo artistas de outros estados que ainda não tocaram na cidade ou propondo performances comissionadas de artistas residentes. Entre os artistas que já tocaram no Novas Frequências estão: Stephen O’Malley, Ben Frost, Tim Hecker, Hype Williams, Actress, Andy Stott, Vladislav Delay, pole, Mark Fell, Keith Fullerton Whitman, Aki Onda, Demdike Stare, Heatsick, Lee Gamble, David Toop, Philip Jeck, Julianna Barwick, Sun Araw, Murcof, Rashad Becker, Lubomyr Melnyk, Laraaji, John Butcher & Mark Sanders, Ashley Paul, Cut Hands, DJ Marfox, Bill Orcutt, entre muitos outros.

 

O Novas Frequências é único membro brasileiro do ICAS (International Cites Of Advanced Sound), network que reúne alguns dos mais importantes festivais de culturas sonoras avançadas, música de vanguarda e artes relacionadas como o Mutek (Montreal, Canadá), Unsound (Cracóvia, Polônia), CTM (Berlim, Alemanha), Future Everything (Manchester, Inglaterra) e TodaysArt (Haia, Holanda). O ICAS tem como objetivo estimular o diálogo, a troca de conhecimentos e o apoio mútuo entre organizações internacionais envolvidas com música e sons avançados. Desta forma ele promove a comunidade e a colaboração ao invés da competição entre empreendedores culturais. É uma plataforma criativa para a autorreflexão e aprendizagem em um nível global, convocando seus membros para se reinventarem constantemente.

 

A 5ª edição do festival acontece no Rio entre os dias 1 e 8 de dezembro em diversos locais da cidade e reúne 42 artistas de 12 países diferentes em atividades que incluem shows, performances resultantes de residências artísticas, festa, palestras, discussões, oficinas, e, pela primeira vez, uma mostra de filmes, uma exposição de arte e um hacklab.

 

O Novas Frequências é realizado pela Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos e conta com o patrocínio master da Oi, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

 

Ficha Técnica

 

Chico Dub – curadoria e direção artística

 

Baseado no Rio de Janeiro, Chico Dub é curador, produtor cultural e diretor artístico com foco em música experimental, novas tendências e música de vanguarda. É curador e diretor artístico do Novas Frequências, festival realizado desde 2011 que integra a rede internacional ICAS, um network que compreende mais de 40 eventos de música e sons avançados. Consultor do ECCA (Fórum Internacional de Economia, Criatividade, Cultura e Arte), evento que será realizado em novembro no Rio, Chico Dub já realizou curadorias para o Sónar São Paulo (2012), Festival Eletronika em Belo Horizonte (2013, 2014 e 2015), SESI Cultura Digital (2014 e 2015) e Red Bull Music Academy (2014 e 2015), além das séries Invasão Paraense e Invasão Baiana para os CCBBs de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro (2012, 2014 e 2015). No ano passado, coordenou o projeto de programação cultural do novo Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro. Membro do conselho técnico e deliberativo da Casa Rio, espaço multiuso da Secretaria de Estado de Cultura do RJ e da FUNARJ dedicado ao desenvolvimento de projetos ligados à arte, cultura e criatividade, Chico Dub é idealizador e curador da série de coletâneas Hy Brazil, registro que tem como objetivo mapear e divulgar a nova produção eletrônica e experimental brasileira – até o momento já foram lançados 9 volumes. De 2007 a 2011, foi assistente de direção do festival de performances audiovisuais Multiplicidade. É co-idealizador e roteirista do documentário Dub Echoes, primeiro longa-metragem a mostrar a importância do dub jamaicano para o nascimento do hip-hop e da música eletrônica.

 

Tathiana Lopes/ Cardapio de Ideias Comunicação e Eventos – direção de produção e produção executiva

 

Tathiana Lopes é fundadora e diretora da Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos, agência de produção e desenvolvimento de projetos na área cultural, corporativa e social inaugurada em 2008. É diretora de produção, produtora executiva e realizadora do Festival Novas Frequências, desenvolvido e realizado desde 2011 no Rio de Janeiro, vencedor do Prêmio Noite Rio, integrante do ICAS (International Cities of Advenced Sound), que teve seus primeiros showcases internacionais entre abril e maio de 2015 na Escócia, Londres e Alemanha. Realizará em 2016 a 1ª Edição do Festival “+ Performance”, com os principais nomes da arte da perfomance nacionais e internacionais. É responsável pela elaboração e produção do Cine Daros no Pátio, mostra de cinema ao ar livre que em agosto de 2015 fez sua 3ª edição. Desenvolveu e organizou os eventos de inauguração da Casa Daros Latino América. Em parceria com o artista plástico Vik Muniz e o Ministério do Meio Ambiente, desenvolveu e produziu o Projeto Paisagem para Rio+20. Foi responsável pela criação e produção do evento de lançamento do documentário indicado ao Oscar Lixo Extraordinário. Entre 2009 e 2011 coordenou a produção do Festival Multiplicidade. É formada em artes, propaganda e marketing e gestão de negócios, e nos últimos anos vem ministrando palestras para universidades como PUC, ESPM, Facha e Estácio.

www.cardapiodeideias.com.br